sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Há liberdade de imprensa no Brasil?

[É esta a nossa "robusta" democracia?]

 

 http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/abraji-e-sindicato-repudiam-agressoes-a-jornalistas-durante-protestos,cd01032b59480410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Abraji e sindicato repudiam agressões a jornalistas durante protestos


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro divulgaram nesta quinta-feira notas de repúdio aos casos de agressão a jornalistas durante a cobertura dos protestos que eclodiram no País em junho. “Desde meados de junho a imprensa vem sendo hostilizada durante protestos nas principais cidades brasileiras. A Abraji contabilizou quase 60 casos de agressão contra repórteres. Sedes de emissoras foram cercadas ou apedrejadas, e diversos veículos de reportagem ou de transmissão foram depredados. Esses dados justificam a posição do Brasil entre os países mais perigosos para o exercício de jornalismo no mundo”, diz a nota da Abraji.

A associação também afirma que o “clima de hostilidade que profissionais vêm enfrentando na cobertura de manifestações não condiz com um estado democrático. Quaisquer tipos de agressões e violações a jornalistas, sejam elas perpetradas pelo estado ou por manifestantes, constituem ofensa violenta ao livre exercício da comunicação. Nenhuma instituição que apoie a democracia pode tolerar conduta deste tipo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário