sábado, 27 de julho de 2013

Poder de Polícia para as FFAA em área urbana



Forças Armadas terão poder de polícia no Centro e na Zona Sul
27 Jul 2013

Exército fará a segurança na rota da peregrinação. PM também vai atuar

Antônio Werneck

Claudio Motta

 

As Forças Armadas vão atuar na segurança nos últimos dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os militares já estavam acionados para atuar em Guaratiba e, agora, vão fazer a segurança do Centro e da Zona Sul. Para isso, foi preciso editar novo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com a assinatura do governador Sérgio Cabral e da presidente Dilma Rousseff. A GLO dá plenos poderes às Forças Armadas, sob o comando do Exército, para atuar com poder de polícia nessas áreas.
Serão usados homens fardados e desarmados no policiamento da orla do Rio, revelou ontem o Centro de Coordenação de Defesa de Aérea do Rio. Da calçada até o mar, os militares não usarão sequer armas não letais. O policiamento será feito a pé, por grupos de até oito homens. Na Avenida Atlântica, apenas oficiais estão orientados a portar arma, mesmo assim pistolas. No palco onde o Papa Francisco vai encerrar a Jornada, os militares usarão ternos e também não estarão armados.
Ao todo, a operação mobilizará 10,2 mil militares das Forças Armadas, sendo cerca de 2,5 mil militares da Marinha, 7 mil do Exército e 700 da Força Aérea. O Exército usará 11 helicópteros e 380 veículos.
As polícias Militar e Civil não perdem a responsabilidade pelo patrulhamento da cidade, nem mesmo nas regiões cobertas pelas Forças Armadas. De acordo com Roberto Alzir, subsecretário Extraordinário de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio, o contingente estadual continua mobilizado para a JMJ, com ênfase à circulação dos peregrinos na Região Metropolitana, outros eventos do Papa Francisco e os locais de interesse turístico. A PM, que mobiliza 1,5 mil homens por dia para a JMJ, poderá reduzir este efetivo para 300.
As polícias não perdem o seu poder, mas trabalham sob coordenação das Forças Armadas - explicou Alzir. - Já tínhamos a previsão de que sábado e domingo ficariam sob responsabilidade das Forças Armadas, em virtude até do esgotamento físico da PM, que enfrenta uma sobrecarga de serviço muito grande. Seria um desperdício de dinheiro público se não aproveitássemos esse apoio.
Homens da Força Nacional de Segurança também estão atuando na segurança da Jornada.

Logística mais simples em Copa

As Forças Armadas trabalham com um orçamento de R$ 27,5 milhões, que não mudará por conta da transferência da JMJ de Guaratiba para Copacabana. Este valor já foi liberado e inclui o transporte do Papa para Aparecida, a vinda e a volta dos papamóveis do Vaticano para o Brasil e até o combustível dos deslocamentos de tropas.
- Vai acontecer exatamente o que estava previsto para Guaratiba, mas em Copacabana. Quando é decretada a GLO, a coordenação operacional passa para o Ministério da Defesa - disse José Monteiro, diretor de operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. - Os primeiros compromissos do Papa Francisco, na parte da manhã, ainda estão sob nossa responsabilidade. O mesmo acontece toda vez em que ele estiver fora da área de Copacabana.
De acordo com militares, a mudança para Copacabana traz vantagens operacionais. Guaratiba era considerado um lugar de difícil acesso, pouca infraestrutura e sofria com a lama no terreno. Além disso, as Forças Armadas já contam com grande estrutura na Zona Sul e no Centro, como fortes e quartéis. Por isso, o hospital de campanha montado na Zona Oeste foi desmontado. Agora, o suporte médico à JMJ contará com unidades como o Hospital Central do Exército, em Benfica.
O Exército coordenará as ações no eixo de peregrinação, da Central do Brasil até Copacabana, além da segurança do altar, na praia.
A Marinha ficará responsável pela segurança marítima e fluvial na orla e na Baía de Guanabara, incluindo as cabeceiras dos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont. Um grupamento de Fuzileiros Navais reforçará as ações do Exército em Copacabana e no eixo de peregrinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário