segunda-feira, 24 de junho de 2013

Onde está escrito segurança leia-se Forças Armadas. Por que o jornal omite isto?

Aumento da segurança tranquiliza a Fifa

Autor(es): Leonardo Maria Jamil Chade
O Estado de S. Paulo - 24/06/2013
 

Com clima mais calmo, o presidente da entidade, Joseph Blatter, confirmou o seu retorno ao País para as semifinais e finais
0 governo federal e a Fifa acreditam que o momento mais crítico da Copa das Confederações foi superado."A realização do jogo entre Brasil e Itália, sábado, em Salvador, no qual não houve nenhum incidente relevante envolvendo delegações ou a entidade, amenizou o clima de tensão e deu confiança aos organizadores de que é possível chegar ao fim da competição sem maiores contratempos.
Uma reunião entre Fifa, Comitê Organizador Local (COL) e representantes do Ministério do Esporte, realizada ontem, no hotel que serve de base para a operação da Copa, fez um balanço do torneio até sua metade. O parecer será apresentado hoje, em coletiva no Maracanã," com as presenças de Jérôme valcke, secretário gèral da Fifa, Ricardo Trade, diretor do COL, e Luís Fernandes, secretário do Ministério do Esporte. "Vivemos um momento extraordinário na história do País, mas acho que ontem (sábado), o jogo do Brasil, foi um ponto de  virada. Não houve nada", comentou Fernandes ao Estado,  e acrescentou que a Fifa está mais tranqüila com o bom anda! mento da competição até a final Depois de pressiona. Pdo o governo federal garantiu no final da semana passada um aumento de 30% no efetivo de policiais para todos os estádios e delegações.
No mesmo momento em que dirigentes e autoridades federais se reuniam, uma manifesta-cão que se iniciou ontem em Copacabana passou em frente ao hotel onde os funcionários da Fifa estão hospedados. A princípio, eles pareceram um pouco apreensivos com a chegada da passeata, e se colocaram em uma varanda para observar o protesto. Quando os manifestantes se dirigiram para a casa do governador do Rio, Sérgio Cabral, em Ipanema, eles deixaram a sacada sorrindo.
Já no hotel que serve de residência para a cúpula da entidade, o Copacabana Palace, funcionários retiraram da entrada bandeiras da Fifa, temendo se transformar em alvo dos manifestantes. Pelo menos dez seguranças foram enviados ao portão do local . "A Fifa e nós estamos preocupados como tem que ser. Nos preocupamos com todos os aspectos (da organização)", disse Trade, à reportagem, refutando que haja um clima de tensão no ar. "O Jérôme é um cara muito tranqüilo", atestou, ao ser questionado sobre o teor da reunião, aO governo está fazendo o trabalho dele fora dos estádios e nós estamos fazendo o nosso, que é dentro."
Apesar do protesto ocorrido ; em Belo Horizonte, também no sábado, durante a partida entre México e Japão, quando houve forte confronto entre polícia e manifestantes, Trade garantiu que não serão tomadas medidas adicionais de segurança para  a semifinal entre Brasil e Uruguai, quarta-feira, na capital mineira, E nem para a final, dia 30, no Maracanã. "Podem licir tranqüilos que está tudo bem", garantiu Trade.
Retorno. Diante de um ambiente que começa a apontar para : um maior controle por parte  das autoridades públicas, a Fifa confirmou que seu presidente, Joseph Blatter, retornará ao Brasil para as semifinais da Copadas Confederações e permanecerá no Brasil até o final da com!petição. O Estado apurou que o retorno só foi confirmado de1 pois que o governo deu garantias.de que a proteção à "família Fifa" seria incrementada em30%.
A Fifa garante que Blatter não chegará hoje e que, antes de j; aterrissar no Rio de Janeiro, o j cartola passará por Zurique. Ele  estava na Turquia, onde acompanhou o Mundial Sub 20.
O governo se irritou com o comportamento da Fifa de fazer cobranças por segurança por conta da competição e se surpreendeu diante da decisão de Blatter deixar o País, em meio ao caos epolêmicas. Blatter tinha reuniões e jantares marcados com governadores e
políticos brasileiros nos dias que se ausentou do Brasil O cartola deixou para Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, a responsabilidade de lidar com os problemas e negociar com o governo um novo esquema de egurança. Na sexta-feira, Brasília comunicou à Fifa o aumento nos efetivos em 30%.
Mesmo diante dos problemas, a Fifa ainda comemora o fato de que a Copa das Confederações está tendo uma audiência recorde na história da competição. Para o jogo Brasil xMé-xico, por exemplo, a audiência, em horário nobre na TV da Europa, chegou a 40 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário