quinta-feira, 26 de julho de 2012

Junho teve 14 mortes ao dia em São Paulo

Folha de S. Paulo, 26 de julho de 2012.

Junho teve 14 mortes ao dia em São Paulo
No acumulado do 1º semestre de 2012, homicídios cresceram 8% no Estado em relação ao mesmo período de 2011
Na capital, aumento foi de 22% nos primeiros seis meses deste ano; roubos e estupros também tiveram alta ANDRÉ CARAMANTE
AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO

Com uma média de 14 mortes por dia, junho foi o período mais violento no Estado de São Paulo nos últimos 18 meses, quando a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) passou a divulgar dados mensais sobre a criminalidade.
A violência no mês passado fez com que o índice de homicídios nos seis primeiros meses deste ano ficasse 8% acima do primeiro semestre de 2011. Na capital, o aumento foi de 22% no período.
Outros índices da criminalidade, como roubos, também subiram. Estupro, por exemplo, teve mais 966 casos neste primeiro semestre, o que aponta aumento de 18%.
Nos 30 dias de junho, 434 pessoas foram vítimas de homicídios dolosos (intencionais) no Estado. No mesmo mês de 2011, foram 324 -uma média diária de dez mortos.
A expectativa de que junho fosse um dos meses mais violentos dos últimos tempos já havia sido antecipada na edição de domingo pela Folha.
Ontem, os dados oficiais confirmaram o aumento de assassinatos: na capital, foram 122 casos de homicídios, com 134 mortos (já que há ocorrências com mais de uma vítima, como em chacinas). O aumento foi de 47%.
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Na última segunda-feira, ao falar sobre a morte do italiano Tommaso Lotto, durante uma tentativa de roubo no Itaim Bibi, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, disse que ela fazia parte de "uma escalada da violência".
Anteontem, em entrevista, o governador Geraldo Alckmin disse não ter dúvida de que os indicadores da criminalidade irão cair.
A alta das mortes na capital no mês passado coincidiu com o período no qual oito PMs de folga foram mortos em crimes com características de encomendados e com suspeita de ligação com o grupo criminoso PCC (Primeiro Comando da Capital).
No mesmo período, cinco bases da PM foram atacadas e 15 ônibus, incendiados.
O aumento dos homicídios em junho também foi constatado nas 38 cidades que, ao lado da capital, formam a região metropolitana: foram 95 casos no mês passado, ante 75 em junho de 2011 (26,7% de crescimento).
A alta no total de vítimas desses casos é ainda maior: foram 76 mortos em junho de 2011 contra 118 no mês passado -aumento de 55%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário