terça-feira, 27 de dezembro de 2011

crime organizado migra para roubos

Crime organizado migra para roubos, afirma delegado
27 Dez 2011

Outro lado

DE SÃO PAULO


O aumento dos roubos e furtos de veículos em São Paulo tem relação direta com o crime organizado, que busca fazer capital para comprar drogas e armas.
Essa é a análise do chefe da Polícia Civil paulista, delegado Marcos Carneiro Lima, para explicar por que, entre janeiro e novembro deste ano, 21,3 veículos por hora, em média, foram alvo de ladrões.
"Houve um aumento substancial na venda de veículos. Com isso, a criminalidade, que tem essa mobilidade para o que der mais lucro e de forma mais fácil, migrou para essa modalidade criminal que visa os veículos", disse.
"O furto e o roubo de veículo são hoje o núcleo da criminalidade organizada. Boa parte desses veículos é levada para outros Estados. E os lucros desses crimes acabam capitalizando o tráfico de drogas e de armas", afirma Lima.
"São 200 veículos recuperados a cada dia", diz o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo.
"Em 2012 investiremos mais em tecnologia para combater o crime contra o patrimônio. Nosso plano é fazer com que, cada vez mais, o carro de polícia que estiver mais perto de onde ocorre um crime chegue para evitar a fuga dos criminosos."
Por conta dessa cadeia criminosa na qual veículos viram moeda para comprar drogas e armas, Lima reestrutura hoje o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), setor da Polícia Civil especializado em combate ao crime organizado e contra o patrimônio.
Uma das mudanças no Deic é a criação de uma delegacia específica para combater a lavagem de dinheiro obtido pelo crime organizado.
Para Lima, outro crime que apresentou aumento (15,5% na comparação entre 2010 e 2011) e que tem relação direta com furto e roubo de veículo é o latrocínio (roubo seguido de morte).
"A maior parte das vítimas de latrocínio é morta dentro ou perto dos seus veículos. Quando conseguimos investigar e prender criminosos que têm foco nos veículos, também estamos combatendo os latrocínios", disse Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário