quarta-feira, 23 de março de 2011

Sabatina à moda brasileira....

Jornal do Commercio 22 março 2011.

» LEGISLATIVO
Uma sabatina sem nenhuma pergunta
Publicado em 23.03.2011

A Assembleia Legislativa vota, hoje, às 10h, os projetos de resolução nº 104 e 105/2011 sobre a nomeação do procurador do Ministério Público de Contas (MPCO) Dirceu Rodolfo de Melo Júnior e do advogado João Carneiro Campos para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Indicados pelo governador Eduardo Campos (PSB), ambos foram sabatinados ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou a indicação por unanimidade. O exame não passou de mera formalidade. Não houve perguntas dos deputados presentes, só elogios aos indicados e ao governador, que está na Itália.Primeiro a se pronunciar, João Campos destacou que pretende assegurar a ampla defesa e o contraditório e fortalecer a atuação do TCE através do controle preventivo e de acompanhamento. Também afirmou que usará sua experiência como ex-desembargador do TRE para auxiliar a Assembleia no controle externo da administração pública.
Corregedor do Tribunal de Justiça (TJPE), o desembargador Bartolomeu Bueno, convidado a compor a mesa da sabatina, mencionou o parentesco do futuro conselheiro com o governador Eduardo Campos (PSB). “Ao tempo em que ele (João Campos) esteve no TRE, como desembargador eleitoral, era primo de um dos candidatos a governador e eu nunca vi um magistrado tão isento nem ouvi, de nenhum representante de partido, qualquer reclamação contra a sua conduta de julgador”, disse Bueno. O líder do governo, Waldemar Borges, e o deputado Aluísio Lessa (ambos do PSB), comentaram que conhecem João Campos desde os tempos em que ele era criança.
Dirceu Rodolfo, a quem alguns deputados estavam conhecendo naquele momento, destacou na apresentação sua vivência no TCE e no MPCO. “Aprendi a privilegiar o diálogo e a construção compartilhada de soluções exigidas pela eficiência e pela legalidade na gestão pública administrativa”.
O deputado Raimundo Pimentel (PSB) relatou a indicação de João Campos, enquanto a de Dirceu Melo foi relatada por Waldemar Borges. Caso seus nomes sejam aprovados na votação de hoje, o que deve ocorrer por unanimidade, eles assumem as vagas de Fernando Correia e Severino Otávio no TCE. O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), destacou que a sessão de ontem estava “muito prestigiada”. O conselheiro do TCE e também ex-presidente da Assembleia Romário Dias marcou presença, além de 24 deputados e outros convidados.
Na votação dos indicados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), um fato curioso foi Antonio Moraes (PSDB) abrir mão do direito de voto em favor do suplente, Tony Gel (DEM). Na tribuna, o democrata acabou chamando João Campos, a quem rasgou elogios, de João Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário